17 de maio de 2011

Be happy

Hoje pelo caminho encontrei com uma garota que aparentava ter no máximo uns 22 anos. Apressada, ela atravessava a rua e gritava pelo telefone alguma coisa. Só consegui captar algumas das várias palavras que ela soltava gritando: " - Não tenho tempo para mim, nem comer direito eu estou comendo, está complicado...". Ouvi, parei e vi que não era o único que tinha birra com o tempo, pensei em estender a mão, mostrar solidariedade, compartilhar a mesma angústias, mas eu tinha um compromisso naquele instante, aliás, eu já estava atrasado... O resultado é que estamos cada vez mais atolados de tarefas inúteis, que consumirão 80% do nosso dia, e o que realmente importa, os 20% relativos a cervejinha no bar com os amigos, o momento do jantar com a família e o momento carinhoso com quem se ama, ficam reservados como carta na manga. Aquela carta que nós só vamos tirar quando a gente ver que o que não importa, consome mais do que a gente pensa. E assim nós vamos construindo nossa potencialidade sendo medidos pela nossa capacidade de articular da maneira mais rápida e mais eficiente o nosso planejamento diário. Falei difícil? Não. Você também está mergulhado nesse mar de medidas: o bom de serviço, o melhor da empresa, o mais eficiente e qualquer rótulo criado pela modernidade. O tempo corre num piscar de olhos, passa sem a gente perceber, apenas vai e quando a gente se dá conta ele foi. A gente sacrifica agora, se mutila agora e deixa para curar a ferida depois, é o mais do mesmo: o mesquinho de hora marcada, com pontualidade inglesa e que tem sempre o que fazer - e não fazemos nada pois não sabemos a hora que o relógio vai parar. Que os ponteiros continuem girando por um bom tempo, marcando momentos bacanas numa jornada digna e divertida: "don't worry, be happy!".

Um comentário:

  1. Também sinto o mesmo, Carlos! Quanto mais o tempo passa, mais tempo eu dedico às coisas consideradas úteis e menos tempo eu dedico às inúteis. Ou será que é o contrário? Tenho certeza que é o contrário! Abraço!

    ResponderExcluir