14 de maio de 2010

Um só mundo, uma só raça!

O 13 de Maio representou o fim oficial da escravidão no Brasil. Nesta data a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravatura. Negros ganharam a liberdade para ir e vir, para viver e fazer como suas vontades. Mas na prática será que foi assim? Bom, até hoje muitas pessoas sofrem as consequências do pensamentos aristocrata do Brasil Colônia-Império. O preconceito fere e deixa marcas na pele da sociedade. Somos um só povo, uma só gente, um só mundo, uma só raça!

CIÊNCIA COMPROVA: NÃO EXISTEM RAÇAS HUMANAS

Nas células dos animais e plantas existem pequenas, mas complexas moléculas que formam os genes. Os genes são uma espécie de programadores" da vida. Nós somos fisicamente parecidos com nossos pais e avós porque herdamos os genes deles. São os genes que nos fazem ser altos ou baixos, ter olhos verdes ou pretos. São os genes que fazem um jacaré ser diferente de um tatu. São so genes que fazem com que as pessoas tenham pele escura ou clara.
Estudando os genes, os cientistas atuais comprovaram que não existem raças humanas. Afinal, a cor da pele, é determinada por cerca de meia dúzia de genes. Mas o ser humano tem quase 100 mil genes! Na verdade, os genes que determinam a cor da pele ou o tipo de cabelo não determinam como vai ser o cérebro ou a estrutura dos ossos. Ou seja, não existe cérebro de branco e cérebro de negro, não existe músculo de chinês e músculo de sueco. Do mesmo jeito que uma pessoa de pés grandes não é mais inteligente do que uma de pés pequenos, nem alguém de olhos verdes é mais inteligente de quo que outro de olhos azuis, uma pessoa de pele negra não é mais inteligente mais forte ou mais artística do que uma pessoa de pele branca. Sacou? Não existem raças superiores porque, simplesmente, não existem raças humanas.
(Texto extraído do livro Nova História Crítica - 7ª Série, Mário Schmidt)

Um comentário:

  1. Sabe quando leio artigos e reportagens sobre a abolição da escravatura, me vem a cabeça a lei áurea e quando penso nessa lei, me vem a cabeça documentos que historiadores descobriram recentemente nos quais a princesa Isabel dava mais do que a liberdade aos escravos, mas sim terras e direitos.
    Então concluo que a princesa não era tão cabeça oca assim ;-)

    ResponderExcluir