24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

Quando eu era mais novo, acreditava que o Natal era uma época boa. Não que eu tenha esquecido da essência desta data, mas que antigamente eu a esperava com mais ansiedade. Naquele tempo minhas visões se direcionavam apenas para a chegada do "bom velhinho" e dos presentes que ele trazia para mim. Lembro que em todas as noites do dia 24 de dezembro, colocava os meus sapatos atrás da porta, para que no dia seguinte encontrasse os tão aguardados presentes. E essa rotina aconteceu por um bom tempo. Ser criança é bom por isso, porque na nossa inocência, acreditamos nas magias e nas histórias próprias desta época natalina. A gente cresce, vem as responsabilidades, os compromisso e os desafios. A vida se revela como ela é e a magia vai ficando um pouco para trás. Hoje, eu olho para o Natal com certo receio. É uma época de união, mas ao mesmo tempo de "intimidades forçadas", é época de partilha, mas ao mesmo tempo de diferenças. Infelizmente, o pão não está em todas as mesas, os presentes não chegam a todas as mãos e o Natal não é o mesmo para todos. E são barreiras criadas por nós neste mundo onde o ter e não o ser tem importância. Tudo se resumiu a ganhar presentes, a comprar presentes e se contentar com este pouco. Quando a idade vai passando (apesar de ainda ser novo, diga-se de passagem) e a gente vai conhecendo um pouquinho da vida, ficamos um pouco esquisito. É o mal do tempo. É aquele coisa de comida sem tempero, meio sem sal, eu diria, que vamos ficando mais ranzinza, implicantes, e deixamos o brilho e as crenças da infância meio de lado. Se Natal é tempo de reflexão, eu refleti demais e fiquei meio assim, discrente. O dia é para comemorar, eu sei. É para reunir a família, colocar os papos em dia, confraternizar esse momento de renovação e captar energias para um outra jornada que em poucos dias vai se iniciar. Mas como celebrar uma festa que simboliza o amor, sem pensar no próximo, nas diferenças, no problema alheio?
A verdade é que presentes, Papai Noel e mesa cheia e com fartura não vão substituir o real sentido deste momento. Natal para mim é congraçamento, partilha e renovação. O dono da festa, que muita das vezes é jogado para o segundo plano, nos inspira a fazer diferente, a olhar para frente e a recomeçar: é preciso ser criança, ser criança de coração. Que este Natal em especial, seja uma resposta a nossos questionamentos, auxílio em nossas fraquezas, proteção em nossas necessidades, luz para os nossos caminhos. Que este natal seja todos os dias, em cada manhã e em cada minuto. Que nosso Natal seja DEUS, esta fonte inesgotável de graça, paz e amor.

"Quem tem Deus, nada lhe falta. Só Deus basta." - Santa Teresa D'Ávila

Esta não é uma mesagem sem esperança, muito pelo contrário. Este é um convite para que o seu natal, ou melhor o nosso, seja um natal verdadeiramente de verdade. Um natal com sentido e muito abençoado. Que saibamos dar valor as coisas que realmente importam, e que está data seja o ponto de partida para as coisas boas e as esperanças que os próximos dias nos reservam. A você o meu sincero abraço e meus votos de um santo e abençoado Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário