26 de março de 2010

Juventude, juventude, abra os olhos para o mundo!

Depois de comer meus biscoitos "maisena'' e tomar meu copo de leite, rotina a qual me submeto todas as noites, debruçei-me na janela e começei a olhar o turbulento trânsito da cidade grande. De um lado para o outro, os carros com seus faróis, pintavam as ruas num jogo de luzes encantador. Tudo era fascinante e muito convidativo. Por alguns instantes me senti um velho. Um cara tão maduro, que no seu momento de ócio, vai para a janela e fica admirando o convencional. Passei a pensar na vida e na conflituosa resposta: Quem sou eu? Não. Eu não sou filósofo e nem tenho gabarito e vocação para isso. Por alguns instantes me deparei com um choque entre o que é ser jovem e ter o espírito de um velho. De uns tempos para cá, venho observado os meus contemporâneos e seus comportamentos diante da vida e talvez isso tenha me envelhecido. Não que ser velho é ruim. Pelo contrário, os mais experientes tem uma visão mais sábia das coisas, possuem um passaporte de viagens que os conduzem a qualquer lugar com maestria. O ''insight'' que tive na noite dos carros iluminados me levou a pensar que eu era velho e concluir que a juventude de hoje, era a causa da minha velhice. Sim, eu era velho. Velho por ver e fazer as coisas de modo diferente.
Os jovens de hoje são desmotivados. Não se comprometem aos seus ideais, não colocam amor no que fazem, não querem saber do futuro. Vivem um presente de prazeres incertos e duvidosos. Estão no turbilhão de extremos: ora querem demais, ora querem de menos, ora não querem nada. Se comprometem a um, mas servem a outro. Faltam planos, projetos, decisões que partam de um interesse subjetivo. Buscam as coisas da moda. Aliás, a pos-modernidade destrui todas as barreiras possíveis de se criar uma identidade. Seguem tendências. São movidos pelo coletivo. Cruzam seus braços esperando que segundos, terceiros, quartos, se encarreguem de definir seus rumos. Desorientam-se, explondem, viram fumaça...
Indecisos, imprecisos, irreais, ilegais e irresponsáveis! A geração do prefixo -in está deitada em berço esplêndido, aguardando o sinal bater. Viram a cara, mechem a boca, rosnam e se enfurecem num estalo de dedos. Parece que a ficha não caiu, ou se caiu, não causou efeito. O fato é que o recreio acabou. Está na hora de sentar na carteira, pegar o caderno e escrever. Escrever o quê?
Falta AÇÃO: dedicaçAÇÃO, motivAÇÃO e determinAÇÃO. Falta coragem para arriscarem mais, para tentarem mais, para moverem o mundo. Quando era mais novo queria ser revolucionário. Queria mudar as coisas a minha volta e levei para a minha juventude essa força avassaladora de transformação. Fui podado pelo sistema. Fui corrompido pela geração da preguiça e também me acomodei. Falta ânimo, força, coragem, perserverança e equilíbrio. Onde estão os jovens que construíriam o planeta e marcariam o século? Onde está a geração capaz de mudar a realidade?
A janela me fez ver, que ser jovem, é ser como carros: movimentar para todos os lados, para todas as direções, acenando luz e impondo presença. Conclui que não sou velho. As ideias que tive em primeiro momento, não passaram de precipitação. Faço parte de uma juventude, da qual os demais esperam de nós apenas um SIM.
Um sim com vontade, um sim de força e um sim capaz de destruir todos estes muros que nos impedem de ser diferente e fazer a diferença. Palavras são bonitas quando praticadas. Quero me somar aos que querem marcar a realidade com a sua presença e com suas iniciativas. Juventude, juventude, abra os olhos para o mundo!
Enquanto isso, vou comer mais alguns biscoitos, afinal saco vazio não para em pé. Aproveito para pegar mais um pouco de leite para brindar os meus contemporâneos: Viva os jovens do futuro? Viva os jovens sem coragem? Não. Viva a juventude de braços cruzados!

3 comentários:

  1. "Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem?"

    Renato Russo pra comentar o post de hoje. 50 anos dele, que também fazia críticas à juventude apática.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Um dos textos mais bacanas que eu já li! Realmente você conseguiu sintetizar em suas palavras todo o desânimo que a juventude traz consigo hoje em dia. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade.Jovens que não querem saber de absolutamente nada,que estão se acabando,se destruindo aos poucos,perdendo uma das melhores etapas da vida,não dá pra entender esse descaso,essa falta de amor,de vontade!
    Isso não é ser jovem...

    ResponderExcluir