23 de março de 2010

Um pouco de filosofia

Estava estudando filosofia. Tá certo que entender ética e moral não é lá umas das coisas mais fáceis do mundo. É algo complexo, diria muito complicado. Mais tudo que se diz respeito ao pensamento e a razão é fascinante. Ler sobre pensadores que a tempos remotos já tinham uma certa preocupação em entender o mundo, já é no mínimo fascinante. Passei por Sócrates, Platão e Aristóteles. Vi as ideias de São Tomás de Aquino e de Santo Agostinho e toda a ética cristã. Passei por Hegel, Sartre e Espinosa. Gostei de um escrito de Marx:

"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob ciscunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado."
(Karl Marx, O 18 Brumário de Luís Bonaparte in Col. Os pensadores, p.329)

Vamos refletir?

Um comentário:

  1. Vamos refletir sim. Desses filósofos consagrados, um dos que eu mais gosto ainda não está na sua lista: Kant. Do sapere aude. Mas sabe, não tem tempo melhor que aquele que a gente tira pra pensar. O passado faz mesmo parte da vida de uma maneira tão forte, que às vezes é até bem incômodo. Não dá pra esquecer quem fomos, mas dá pra mudar quem seremos levando em conta tudo que já foi aprendido até aqui. E aí é que entra a proposição do Kant. Sapere aude. Ousa saber como seria vida de uma outra maneira, talvez melhor, talvez não. É uma questão de filosofar, escolher, se adequar ou algo assim. E acho que eu já refleti demais. Hahaha.

    ResponderExcluir