30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Olhar para 2011 é olhar para um ano que reescreveu e editou algumas páginas do livro da humanidade. Mudanças políticas, fim de ditaturas, a posse da primeira mulher presidente do Brasil, a morte do homem mais procurado do mundo, a ocupação da Rocinha, a revolta da natureza, as grandes descobertas, o silêncio de um gênio da informática e de um talento da música internacional. Os 365 dias que se passaram deixaram registrados momentos bons e ruins, fatos que marcaram e que serão sempre lembrados, hoje, amanhã e pelo resto dos anos. Momentos contados por jornalistas, historiadores do cotidiano, e que agora, nos ajudam a relembrar o que foi notícia e virou história no perídodo que se passou. 2011 em 11 manchetes que fizeram este ano.

Sexta-feira, 14/01 – Enxurradas de 100 km/h levou até rochedos de 80 toneladas (Jornal Extra)

Uma região transformada em caos. As chuvas do início do ano provocaram a maior tragédia natural registrada no paí com mais de 700 mortes e milhares de pessoas desabrigadas. O desespero e as imagens que viam da Região Serrana do Rio de Janeiro chocaram e comoveram todo o Brasil.

Sábado, 30/04 - Lá, as bodas de sonho (Jornal Estado de Minas)

A cerimônia digna de conto de fadas. Este foi o casamento do Príncipe Willian, herdeiro do trono Britânico, com Kate Middleton. A cerimônia que reuniu toda a família real e ilustres convidados figurou as páginas de todos os jornais e foi transmitida ao vivo para todo o mundo. Segundo as autoridades locais, o casamento atraiu cerca de 1 milhão de pessoas para as ruas de Londres e foi o maior evento já realizado na capital da Inglaterra. Um sonho real.

Sexta-feira, 08/04 – 12 mortos, 190 milhões de feridos (Jornal Diário de Pernambuco)


Por volta das 8h30 do dia 07 de abril os tiros disparados por Wellington Menezes de Oliveira, nos corredores da Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, mataram 12 crianças e deixou todo o país em choque, como bem definido pela capa do Diário de Pernambuco do dia seguinte, que ainda trouxe, na íntegra, uma carta do assassino justificando o atentado.

Fevereiro – As faces da Revolução (Revista Época)

Desde o final de 2010, uma onda revolucionária de manifestações vem ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África contra os regimes totalitários. Esses protestos tem se baseado em campanhas envolvendo greves, passeatas e comícios, além da utilização das redes sociais para organizar, comunicar e reunir a população para os levantes. Em 2011, Egito e Líbia viram seus antigos regimes serem destruídos pela força do povo. No último país, a guerra civil provocada pelas manifestações, culminou no assassinato do líder Muammar al-Gaddafi.

Segunda-feira, 19/11 – Beyond 9/11 (Revista Time)

Em setembro, uma série de jornais e revistas trouxe as mudança s e os impactos dos atentados aos EUA em 2001 e que esse ano, completaram 10 anos. Edições e programas especiais foram feitos para relembrar a data. Também esse ano, a caçada por Osama Bin Laden, terrorista responsável pelos atentados, chegou ao fim. Ele foi morto pelas forças americanas, em maio, quando estava em seu esconderijo no Paquistão. Mesmo assim, a morte do homem mais procurado pelos EUA não amenizou a cicatriz do dia 11 de setembro.

Sábado, 12/03 – Tremor e tsunami castigam Japão e geram alerta nuclear (O Estado de São Paulo)

8,9 de magnitude. Esse foi o grau do Grande Terremoto do Leste do Japão que abalou o país em março deste ano. O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, e também provocou ondas de tsunami de mais de 10 metros de altura, que atingiram o Japão, por onde percorreu mais de 10 km de terra, e outros países. O terremotos matou mais de 14 mil pessoas e deixou cerca de 16 mil desaparecidos, além disso, destruiu rodovias e linhas ferroviárias, rompeu barragens e provocou um acidente nuclear na Usina de Fukushima, o que aumentou o alerta sobre o uso desse recurso energético.

Setembro – Tempo de Megashows (Revista Época)

Que o Rio de Janeiro é terra do samba, ninguém dúvida. Mas outro ritmo que faz sucesso por aqui é o rock. E esse, celebrado em grande estilo. Depois de 10 anos longe de casa, o Rock in Rio agitou os brasileiros em setembro e outubro. Essa foi a 8º edição do festival ( 4ª a ser realizada no Brasil) e contou com nomes como Elton Jonh, Coldplay, Katy Perry, Skank, Stevie Wonder, Guns n”Roses, Red Hot Chili Peppers, Metallica, entre outros artistas nacionais e internacionais. Mais duas edições do festival estão programadas para 2013 e 2015.

Segunda-feira, 14/02 – Emocionado, Ronaldo anuncia aposentadoria (Lance)

Dos campos de Bento Ribeiro (RJ) para os gramados do mundo. Com os pés e com a bola, Ronaldo foi um dos grandes protagonistas da história recente do futebol nacional. Dentes grandes e um talento inquestionável, aos 34 anos, ele deu fim a sua carreira como “mestre” da bola. Quatro copas do mundo, dois títulos, 98 jogos e 62 gols pela Seleção Brasileira. Um ídolo que saiu do campo ovacionado por sua torcida: o povo brasileiro.

Outubro – A Apple sem Jobs (Info)

Qual palavra pode definir Steven Paul Jobs? Aos 56 anos, o homem magro e com óculos arredondados, foi o responsável pela maior revolução tecnológica. A quem diga que existe um mundo anterior e posterior aos inventos de Jobs. O sabor da maça, símbolo da empresa criada por ele, a Apple, caiu no gosto dos amantes da tecnologia. Jobs colocou na mão das pessoas, num simples toque, tudo o que a rede e o mundo digital pode oferecer. A família Ipod, Iphone e Ipad é hoje um febre em todos os lugares. Jobs morreu no dia 05 de outubro vitima de um câncer pancreático.

Sexta-feira, 05/08- Standard and Poor’s rebaixa nota dos EUA pela 1ª vez na história (G1)

Definitivamente, 2011 não foi um ano para a economia mundial. Crises, rebaixamentos históricos e países endividados. Os EUA viveram o seu pior momento no cenário internacional, que afetou em todos os sentidos na sua moeda: o dólar, que se viu desvalorizado em relação às demais. Além disso, deixou de ser uma economia confiável, fato inédito em toda a história. Na Europa, o Euro fez estremecer a maioria dos países. Grécia, Portugal, Espanha e Itália vivem os seus piores momentos de recessão. Quais os próximos capítulos da história econômica? Que 2012 seja pelo menos, um ano de recuperação. Ajam números!

Quinta-feira, 10/11 – Acabou a farra, Nem! (Meia Hora)

Tudo começou com a prisão de um dos traficantes mais procurados pela polícia do Estado do Rio de Janeiro. “Nem” foi preso e as ruas da Rocinha, a maior favela do Brasil, ganhou a força e ação da polícia por meio das UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadora). A ocupação da Rocinha repercutiu até mesmo na imprensa internacional. O jornal espanhol El País, o britânico The Guardian, o argentino Clarín e a rede de TV norte-americana CNN foram alguns dos que acompanharam a ação em suas páginas na Internet.

Um comentário:

  1. E tem gente que diz que mal vê o ano passar. 2011 foi um ano cheio de acontecimentos, acho quase impossível não perceber um ano assim.
    Sempre me arrepio com retrospectivas...

    ResponderExcluir