18 de dezembro de 2009

Copenhagen: Encontro de desencontros




O mundo acompanhou de perto todas as movimentações que aconteceram na cidade de Copenhagen. Durante as últimas duas semanas, a capital da Dinamarca tornou-se o centro de discussões sobre as mudanças climáticas e o meio ambiente.
O circo foi armado, mas parece que a apresentação não agradou. O que se viu foi uma enorme palhaçada. O espetáculo terminou da maneira que começou: sem soluções. Mesmo com a presença das pessoas mais influentes do planeta, entre líderes políticos e artistas, a conferência não passou de “um tiro pela culatra”.
Apesar de tamanha proporção, o que mais faltou em Copenhagen, que para os especialistas, “seria o encontro responsável por mudar os rumos e estabelecer novas metas em prol da natureza”, foi a falta de acordo e o egocentrismo das nações.
Que a Terra está mais quente, que as calotas polares estão derretendo e que a camada de ozônio está sendo gradativamente destruída, todo mundo está careca de saber. O assunto meio ambiente está pautado todos os dias, seja em nossos meios de comunicação, seja em nosso convívio social. Os problemas já foram identificados e agora esperam soluções.
A COP15 (como estava sendo chamada a conferência) enalteceu ainda mais o individualismo das nações, que olhando para o seu próprio umbigo, não estavam nem um pouco preocupadas com a tal “taxa de emissão de gás” e sim com a indústria, com o desenvolvimento e claro, com o lucro que consequentemente gera o poder. Prezaram mais o singular e esqueceram o coletivo.
Enquanto isso, o planeta aguarda atitudes eficazes que tentem abolir ou pelo menos reverter todos os estragos que vem sofrendo. A nós, são as pequenas atitudes que engradecem e que no final, fazem a diferença. Diante de tamanha patife, devemos laborar e zelar por nossa Terra, por nossa casa, por nosso hoje e pelas gerações futuras. Enquanto discursam e não chegam a nenhum entendimento, Gaia pede socorro!

Um comentário:

  1. Eu só não sei até quando o nosso planeta aguenta esperar... =( Façamos a nossa parte!!

    ResponderExcluir