10 de julho de 2010

Sapiência

Immanuel Kant escreveu em seu ensaio "O que é o esclarecimento?", a expressão Sapere Aude que signifca "ouse saber". Sem dúvidas, explorar o mundo e seus pertences nos ajuda a adquirir bagagem o suficiente para começarmos a interpretar, a entender e a criar a ciência das coisas. Um profundo determinismo, que elabora e cria conceitos. A maior riqueza do ser humano é poder conhecer e argumentar sobre as coisas. É a dimensão do contestar, do debater e do pensar. O conhecimento se constrói no tempo e no espaço, no aqui e no agora, no passado e no presente. Ele morre quando você morre, e te acompanha até o cemitério - inseparável. Existem pessoas que transformam sabedoria em status, e é aí que mora o problema. Lembro de uma parábola que basicamente, resume esta ideia:

Um professor, muito culto e preparado, com vários doutorados, resolveu um certo dia, passear. Alugou um pequeno barco para conhecer a paisagem em volta da cidade. Durante o caminho estabeleceu uma orgulhosa conversa com o pescador:
-"Você sabe ler e escrever?"
-"Não senhor, não sei". - respondeu com simplicidade o pescador.
Com ar de superioridade, o professor disse: "Você perdeu metade de sua vida por não saber ler e escrever".
Cabisbaixo, um pouco humilhado, o pescador continuou o percurso. Mas o professor não parava de perguntar:
-"Você entende de negócios, de política?"
E o pobre pescador respondia: -"Não senhor, só entendo de peixe".
Ironicamente o professor disse: -"Você perdeu mais uma parte de sua vida".
Neste momento, no meio do rio, uma pedra atinge o barco e o pescador perguntou: -"Você sabe nadar?". -"Não", respondeu o professor.
-"Pois então o senhor perdeu a vida toda, o barco está afundando".

A sabedoria não é um produto que se disponibiliza em mercado. Não se compra e nem se vende. Se adquire. Ser sábio não está nos livros, nos títulos, nos diplomas e nas medalhas. A sabedoria está na vivência e na prática, e sobretudo no servir aos demais Cristo nos disse que aquele que deseja ser o primeiro, deve ser o último. É preciso conhecer tudo, mas com humildade e compaixão, sem espírito de superioridade e altivez. O verdadeiro sábio utiliza sua sabedoria com sabedoria.

Um comentário:

  1. A prática na teoria é outra coisa. Sabedoria é aliar as duas coisas satisfatoriamente, o que é bastante difícil. Essa parábola tá num texto muito bacana do Júlio Pinto e o tipo de coisa que te faz pensar por dias a fio. Realmente, a sabedoria não é um produto disponível no mercado, mas um objetivo a ser alcançado. Bom texto, Duds. Vá em frente :)

    ResponderExcluir