21 de janeiro de 2010

Por um mundo mais fraterno...

O artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos diz: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direito. Esta proporção é enfatizada pelo artigo seguinte, o artigo II: " Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição."
Ambos os artigos resumem-se em apenas uma palavra: Liberdade. Liberdade esta, que é sinônimo de respeito a individualidade e as escolhas de cada um.
Hoje, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e nos faz refletir sobre o espaço - ou a falta dele - e as dificuldades que as pessoas têm encontrado para manifestarem a sua fé.
Cada um encontra uma maneira própria de se aproximar do Divino. Cada um constrói suas crenças e escolhe livremente, a doutrina a seguir. Acredito que ter relgião é encontrar um porto seguro, um referencial, um alento que nos faz sentir mais confiantes e com mais esperança para caminar.
O convite para o dia de hoje e para que abracemos o ecumenismo e caminhemos juntos na promoção da paz, da justiça e da solidariedade.
Que Deus, Jeová, Allah, Brahma, Adonay, Jah... (ou a maneira como você conhece e chama a força que rege o mundo) nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário