30 de janeiro de 2010

A vida é uma escola

Se você parar para pensar e analisar o mundo que está em sua volta, com certeza gastará tempo e raciocínio em vão. Em outras palavras: você irá do nada a lugar algum. Por mais que pensemos, e quebremos a cabeça com perguntas que não encontraremos (pelo menos por agora), o nosso diferencial, comparado aos demais habitantes deste planeta é a capacidade de aprender.
Aprender com nossas atitudes, aprender com nossas falhas, aprender com a fraqueza alheia. Estamos submetidos a lições diárias de aprendizado. Tudo é uma escola. A gente "passa de ano" , temos provas, fazemos tarefa, tiramos nota vermelha, tiramos nota azul, repetimos a série, temos férias...e por aí vai !(cabe aqui uma série de analogias...)
Estamos submetidos a um vasto exame de seleção diariamente. Sim, um exame de seleção. Vence o mais preparado. Mais aqui, o mais preparado necessariamente não é aquele que sabe mais (Neste caso, sabedoria não é sinônimo de inteligência). Sobrevive aquele que foi sábio o suficiente para aprender. Já observou que as coisas acontecem várias vezes até que você extraia e descubra o porquê? Já viu que você está sempre se deparando com as mesmas situações? Isso porque você ainda não aprendeu. A história é sempre a mesma ainda que mudem os personagens. Basicamente um ciclo vicioso...
As tarefas são as mesmas. Lembra da folha que tinha as letras do abecedário e que por um acaso você tinha que reescrevê-la até conseguir fazer igual? É mais ou menos isso. Estamos tão acostumados a fazer as mesmas coisas e agir da mesma maneira diante da vida, que ela simplesmente não muda. Vamos a um exemplo do cotidiano: Um casal de namorados está junto há mais de 4 anos. Ela é perdidamente apaixonado por ele. Ele já não está muito afim dela. Por incompatibilidade e desconexão de sentimentos, eles terminam. Ele arranja outra namorada. Ela vai para o quarto e se fecha para o mundo. (Recordando a matemática = a ordem dos fatores, não altera o produto). Este é um exemplo simples, mas tenho certeza que você conhece histórias de pessoas assim ou até mesmo já vivenciou isso. Agora eu te pergunto: Por que em todas as histórias, sejam elas de amor ou não, sempre alguém sai perdendo? - Pare de ler o texto e reflita por um tempo...
A resposta é simples. O modo como encaramos nossa vida é o diferencial que nos impulsiona a buscar o novo. Cruzar os braços não é uma justificativa de revolta, mas pelo contrário é um sinal indicativo de desânimo. Um sinal de fraqueza diante de uma enorme dádiva chamada vida.
Na escola as notas vermelhas servem de alerta. É sinal que precisamos nos esforçar um pouco mais para que possamos atingir as expectativas proposta pela professora, ou ainda, que não estamos levando com seriedade os estudos. São notas que nos dão força para mostrar que somos capazes, que conseguimos fazer muito mais do que o nosso potencial é capaz. Chamo isso de alavanca da auto-estima. Quando ela é aditivada, manda primeiro mensagens que nos faz pensar e em seguida ativa a força capaz de reverter toda a situação. Isso na vida tem um nome: força de vontade para recuperar!
Por falar em recuperar, a recuperação da escola empregada na vida, representa os momentos em que fechamos os olhos, revemos nossos atos e buscamos uma maneira nova para mudar o quadro, ou ainda em boa gíria, "rodar a baiana"...
Nem sempre a aprovação é certa. Claro que tudo o que fazemos (seja na vida, seja na escola) tem que ser feito para atingir um grande grau de excelência. A perfeição foi e sempre será a meta de qualquer mortal. A busca incessante pelo certo nos leva subitamente a reprovação. Erramos e muito. Conheço muitas pessoas que foram reprovadas na escola e hoje agradecem pela "bomba" que levaram. Conheço muitas pessoas que foram reprovadas na vida e hoje, com maestria, coragem e ousadia deram a volta por cima. A chuva nos mostra o quanto o sol é bom. A dor nos mostra o quanto a vida é boa.
É leitor(a) estamos no meio de oposições: certo e errado, branco e preto, seco e molhado, alegria e tristeza, estudo e malandragem. A escolha de um, implica na ausência do outro. A quantidade excessiva de um, implica na falta do outro.
Lembra do seu tempo de escola? Lembra do tempo em que você estudava? Recorde-os todo o dia. Tudo o que a escola ensina tem a ver com a arte de viver. Tudo não passa de uma sequência maluca de fatos aos quais eu, você, todos nós estamos submetidos...
Portanto lembre da escola. Lembre de seu lápis, de sua borracha e de seu caderno. Seja você um caderno. Permita escrever sua história todo o dia de uma maneira diferente. Seja ousado e criativo. E se nada sair como o planejado passe a borracha de leve, e busque novas ferramente para substituir aquele espaço que você deixou. Pensamos muito em problemas e esquecemos da solução.

A vida é uma escola...
... e nós somos os seus alunos!

3 comentários:

  1. Gostei muito deste texto! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! "Sobrevive aquele que foi sábio o suficiente para aprender": falou tudo.

    ResponderExcluir
  3. AMEI!
    se encaixou perfeitamente no meu momento...

    ResponderExcluir