25 de janeiro de 2010

O que é o amor?

Um dia uma criança me perguntou o que era o amor. Estávamos em um parque e aquela, foi sem dúvidas a pergunta mais difícil que alguém já havia me feito durante toda a minha vida. Mesmo com tanta experiência e com tanto conhecimento, aquela interrogação me deixou sem chão. Não poderia deixar de respondê-la, porque criança quer respostas prontas e imediatas. E assim respondi:
- Olha minha pequena, amor é uma coisa tão grande. É tão difícil de medir, mas eu acho que deve ser bem maior que o mundo. Pensando bem, acho que deve ser bem maior que o universo. Amor é o que aquele passarinho está fazendo com seus filhotes. Ele cuida, protege e não deixe que nenhum mal aconteça com eles.O amor não tem começo nem fim. Não é igual aquelas histórias que você costuma ouvir. Ele simplesmente existe. Está solto no ar por aí. É uma coisa tão boa. Olha como os passarinhos estão felizes...
De repente ela interrompeu a minha fala e me fez mais uma pergunta:
- As pessoas quando estão juntas sentem amor não é? Mas por que tem pessoas que abandonam o amor, se ele é uma coisa boa?
Mais um nocaute. Qual o motivo dela fazer este tipo de pergunta para mim? O que ela gostaria de saber afinal? Como uma criança na faixa de seus nove anos queria se aprofundar tanto em perguntas complexas? Essas foram as perguntas que assolavam minha cabeça. Teria que respondê-la:
- Sim, as pessoas se amam quando estão juntas. Você é o fruto do amor de seus pais (Sempre achei que as crianças deveriam saber suas verdadeiras procedências, sem máscaras e sem rodeios. Nada de cegonha). Mas às vezes as pessoas não podem continuar juntas. Às vezes a vida não é da maneira que a gente quer, quando você for maiorzinha me entenderá. Mas mesmo as pessoas não estando junto, o amor pode permanecer...e como permanece!
Ela foi embora. Com um sorriso, me agradeceu pelas respostas. Eram tantas as coisas que gostaria de ter falado. No entanto, parece que disse justamente o que ela gostaria de ouvir e por isso ela se foi.
Aquelas perguntas acabaram com todo o meu dia. Foi para mim que ela vez aqueles questionamentos. Justamente para mim que perdi um grande amor pelas desavenças da vida. Aquilo me sufocou. A sensação que eu sentia era como uma navalha que me cortava internamente. Que me machucava e enquanto passava, deixava feridas incuráveis.
Era uma pessoa de relacionamentos superficiais. Alguns duravam dias, outros horas. Eram coisas rápidas. Aquele foi diferente. De todos, o melhor. Eu havia conhecido o real sentido da palavra amor. Conhecido não, eu havia provado, experimentado, completamente entregue ao amor. Eu era correspondido. Era surpreendido todos os dias com palavras que me prendiam e me deixavam cada vez mais envolvido por este nobre sentimento.
A vida me surpreendeu. Fui tomado por surpresas atrás de surpresas. Não foi traição e nenhuma das partes havia se desinteressado. O inferno tinha sido causado por forças internas. Elas foram tão fortes e ao mesmo tempo tão influentes que fui obrigado a deixar de lado todo aquele sentimento que tinha construído.
Voltando para casa e cheio de pensamentos, me lembrei de um pequeno poema que havia feito na época em que terminamos. Passei pela sala, comprimentei minha esposa e fui correndo pegar o baú que contém todas as lembranças de um passado sempre presente. Lá estavam fotos, cartas e o poema:

Hoje eu queria apenas seu beijo,
Apenas seu abraço,
Apenas seu cheiro,
Apenas seu carinho,
Apenas seu amor,
Apenas ser seu!

Dos olhos as lágrimas despontaram e escorreram pelo meu rosto. Apesar de tanto tempo, a chama do amor estava acessa, ou melhor, na verdade ela nunca se apagou...Jamais esquecerei aquele amor. Estará sempre presente em mim.
Agora, só me resta olhar para frente. Caminhar um dia de cada vez. Aguardar os próximos capítulos da minha história.
Vou sorrir, vou chorar, vou ser feliz...

E o amor? O amor é o que eu senti. Amor não se define, se vive!

3 comentários:

  1. Realmente acho difícil encontrar uma definição
    do seja amor,pq é imensidãoo...só sei
    que devemos ser movidos por ele!
    Amor!Vamos vivê-lo,faz um bem!!

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a amar e ser amada...o amor é um sentimento nobre!Ah tem uma música do Luan Santana que se chama Sempre com você ela me lembra o meu namorado o meu presente!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carlos! Esse texto ficou muito bom mesmo. Muita inspiração pra uma pessoa só. Estou por esperar seus futuros livros. Beijos.

    ResponderExcluir